RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 23 de setembro de 2012

CARTA ABERTA AOS SENADORES - FENEIS

Ante a ameaça de extinção das janelas de tradução para Libras da programação da TV senado, a Federação Nacional de educação e Integração de Surdos (Feneis) encaminhou uma Carta aberta aos senadores brasileiros. Essa carta foi lida na sessão plenária de ontem, pelo Senador Paulo Paim (PT-RS), durante pronunciamento sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro). Abaixo, a íntegra da Carta da Feneis.


Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2012.

A Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – entidade reconhecida internacionalmente por sua trajetória de plena defesa dos direitos das pessoas surdas brasileiras, vem até a Vossa Senhoria abordar uma questão que tem causado inquietação na Comunidade Surda de nosso país, a partir do surgimento de rumores de que o serviço de tradução e interpretação em Libras – Língua de Sinais Brasileira – seria extinto da programação veiculada pela TV Senado.

Frente à possibilidade de que a janela de tradução em Libras seja retirada da programação deste importante canal de acesso às informações correlatas aos encaminhamentos políticos de nosso país, a FENEIS precisa posiciona-se veementemente contrária ao que considera um verdadeiro retrocesso no processo de inclusão de surdos e surdas na sociedade brasileira.

Nosso país é um dos únicos no mundo que possui legislação específica para a defesa da diferença linguística e cultural das pessoas surdas, onde através da Lei Federal Nº 10.436, de 22 de abril de 2002 a Libras é reconhecida como Língua Oficial das pessoas surdas no Brasil. Ainda, ao ratificar a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência, nosso país reconhece a diferença surda e assume o compromisso de promover sua inclusão de forma plena em nossa sociedade. O Brasil tem sido modelo para outros países, graças às ações voltadas à inclusão e valorização da diferença e considera-se inaceitável que a partir de agora passemos a fazer o caminho inverso.

A construção da cidadania e a consolidação do processo político democrático de uma nação está intimamente atrelado ao pleno acesso à informação. A disponibilização da janela de tradução em Libras na programação da TV Senado tem sido fundamental para que surdos e surdas de todo o território nacional se apropriem das discussões, dos encaminhamentos e das tomadas de decisão que acontecem no âmbito do Senado Federal. Este serviço tem garantido o pleno acesso à informação e promovido a formação política destes sujeitos, tornando acessíveis a um expressivo número de cidadãos brasileiros os trâmites e processos específicos desta casa que representa a Federação, na amplitude e diversidade dos entes federados.

Desta forma, solicitamos a Vossa Senhoria que, enquanto representante do povo brasileiro e, desta forma, responsável pela defesa dos interesses da nação, interceda com a máxima urgência na defesa do direito de surdos e surdas usuários da Libras como sua primeira língua, que necessitam e desejam que a janela de tradução seja mantida e inclusive ampliada, até que esteja disponível na totalidade da programação da TV Senado.

Certos de vossa especial atenção a esta solicitação, subscrevemo-nos, colocando-nos a sua inteira disposição e aguardando seu posicionamento e apoio a esta nobre causa.

Atenciosamente,

Ana Regina e Campello Souza
Presidenta

Patrícia Luiza Ferreira RezendeDiretora de Políticas Educacionais

http://paulohenriquelibras.blogspot.com.br/2012/09/carta-aberta-aos-senadores-feneis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.