RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 9 de abril de 2013

Pelo flerte à luz do dia

Crônicas da Surdez 

Pelo flerte à luz do dia

floirt

Pelos poderes da vida amorosa, como é difícil. 90% do que diz respeito ao flerte, xaveco, ou chamem como bem entender, acontece no escuro. Baladas escuras, bares escuros, restaurantes com a luz tão fraca que mais parece que você está jantando na caverna do Zyah lá na Capadócia – é assim que os sinos tocam. Dureza. Ou melhor, dureza para quem não escuta. Esses dias fui numa festa que era a literal visão do inferno para nós. Cheguei a pensar que tinha sido convidada para uma convenção de fãs do Crepúsculo – da ala dos vampiros, claro. Imaginem a cena: noite de céu estrelado, música a todo volume, dezenas de pessoas falando, nenhuma luz acesa e, a cereja no topo do bolo, uma máquina de fumaça glamourizando os poucos raios de luz que saíam de uma TV ligada. Emocionante, hein? Encontrei um antigo colega de colégio por lá e, adivinhem! Veio falar comigo diretamente ao pé do meu ouvido. O jeito foi, só pra variar, concordar com tudo. Afinal, a outra opção era dar um berro de “Vaaaamo acender a luz, pessoallll” e, pelo óbvio, me expulsariam da festa. Que momento!!
Será que os ouvintes não gostam de luz? Porque tudo precisa ser no escurinho, meldels? É charme? Tática de guerra? Improviso? Freud explica? Fico só observando os flertes entre duas pessoas que ouvem no escuro e, convenhamos, a única coisa que ambas não fazem é se olhar nos olhos. Um fala ao pé do ouvido olhando pro teto, o outro responde ao pé do ouvido olhando pra porta. Olho-no-olho que é bom, nécas. Eu, hein. Não é tão sexy quanto supostamente deveria parecer. Sou mil vezes mais um olhar do que um sussurro. Enfim.
Por isso, eu peço: PELO FLERTE À LUZ DO DIA. Não deixe seu/sua paquera com dificuldades auditivas em apuros, prestes a ter uma súbita síndrome do pânico de tanto nervoso. Não flerte no escuro, não fale ao pé do ouvido, não leve a lugares barulhentos, não espere que a pessoa faça milagres. Por favor! Um pouco de compaixão, de neurônios funcionando, de sensibilidade. Não custa nada. Não me exija mais do que sou capaz de dar, meu bem, ou você ficará a ver navios.
Eu sei, você sabe, nós estamos carecas de saber que as pessoas que ouvem não são capazes de fazer a mínima idéia dos perrengues que passamos. Já pensou que louco ter um ataque de sinceridade e dizer pro paquera: “Olha, meu filho, num primeiro momento, não estou interessada na sua personalidade, talentos, dotes ou a PQP. Estou interessada em compreender a sua boca. Só isso!”. O resto é o resto, vem depois, vem com o tempo. Mas a boca precisa fazer sentido, senão, nada feito. O movimento dos lábios deve ser compreensível com som, sem som, com aparelhos auditivos, sem eles. Sem isso não há história de amor que resista. Pelo menos, no meu caso.

 http://cronicasdasurdez.com/pelo-flerte-a-luz-do-dia/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CronicasSurdez+%28Cr%C3%B4nicas+da+Surdez%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.