RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 13 de junho de 2013

UMA VIAGEM AO MUNDO DA LIBRAS - UFMG - MONTES CLAROS


img01.jpg


Em comemoração aos 11 anos da oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi realizado hoje, dia 13 de junho, quinta-feira, das 9h às 19h, no Instituto de Ciências Agrárias, campus Montes Claros da UFMG (avenida Universitária, 1.000, bairro Universitário), o evento Uma viagem ao mundo da Libras – Perspectivas de novos olhares pela comunidade universitária.
Organizada pelo projeto Diálogos de Inclusão, atividade apresentou a evolução histórica da língua de sinais e de seus falantes, com destaque para as legislações que regem o assunto.
Por meio do evento, o projeto pretende combater os preconceitos sociais que envolvem o surdo. "O evento contribuirá para uma conscientização da comunidade acadêmica e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua para uma sociedade moderna e inclusiva", avaliam os organizadores do encontro.
A programação contou com o seminário Libras – Do reconhecimento aos dias atuais: UFMG trilhando novos caminhos, apresentação do espetáculo teatral O desabrochar da nova vida, além das oficinas Construindo personagens – Expressão corporal, Aprendendo a sinalizar e Bate-papo em Libras.
Houve também a exposição Quebrando mitos, na área externa da biblioteca. A exposição incluiu painéis sobre a história da Libras e da cultura surda, fotografias e varal artístico, com poemas e desenhos desenvolvidos por estudantes surdos.


 Um evento com a marca da inclusão social. Desde as nove horas da manhã até as seis horas da tarde da última quinta feira, centenas de pessoas puderam saber um pouco mais sobre a segunda língua do Brasil, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Um dos motivos da realização deste evento foi comemorar uma conquista histórica – A oficialização da Libras por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas. Outra pretensão desse encontro, foi contribuir para desmistificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras, numa sociedade que se propõe inclusiva.
          A Viagem começou com um Seminário no auditório do Bloco C da UFMG. O tema foi “Libras: do reconhecimento aos dias de hoje”. Destaque para as presenças do Diretor Regional da FENEIS/MG, Marcos Antônio de Souza Júnior, do Presidente da Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC, Rubens de Oliveira Xavier, da Coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, Veronícia Andreza Leite Oliveira, do Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Professor Delacyr da Silva Brandão Júnior e das representantes da Superintendência Regional de Ensino Maria da Conceição Patrus Ananias Pires e Nele Cotta de Figueiredo.
          À tarde tiveram início as atividades práticas do evento. No bosque da UFMG foram montadas três oficinas: Construindo Personagens – Expressão Corporal, com o ator Tales Douglas de Belo Horizonte; Aprendendo a Sinalizar, com o professor de Libras do CAS, Hairton Halley da Silva e Bate Papo em Libras, com o representante da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Montes Claros, Nelson Ruas Sobrinho.
          Às quatro e meia da tarde, uma apresentação chamou a atenção do público presente. Cinthia Reis e Farley Vieira deram um show de dança no ritmo da gafieira, mostrando muito entrosamento. Um número que poderia ser considerado simples, não fosse Farley um dançarino com surdez profunda. Com muito humor e malemolência, Farley ainda fez uma apresentação solo de Break para a alegria dos participantes.
     E a Viagem ao Mundo da Libras foi finalizada com um Espetáculo Teatral. Tales Douglas, o ator de Belo Horizonte que também é surdo, apresentou “O Desabrochar da Nova Vida”.



CONFIRA AS FOTOS...






 NILMA, GRAÇA, FÁTIMA, RENEA, ELIZENA E CARLA.
TRADUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

NILMA LINO SOARES



 
Diretor Regional da FENEIS/MG, Marcos Antônio de Souza Júnior
Coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, Veronícia Andreza Leite Oliveira

COLEGAS DA TURMA DO CURSO DO CAS AO CENTRO:
 

FOTOS TIRADAS DURANTE A OFICINA  - CONSTRUINDO PERSONAGENS - EXPRESSÃO CORPORAL - COM TALES DOUGLAS MOREIRA (ATOR SURDO DE BH).

TALES DOUGLAS (ATOR SURDO)

EU E TALES DOUGLAS
DINÂMICA "TELEFONE SEM FIO"











EU E HAIRTON HALLEY DA SILVA (PROFESSOR DE LIBRAS DO CAS / MOC)

EU E FABIANA (INTÉRPRETE E  PROFESSORA DE LIBRAS)






HAIRTON E FÁTIMA


FÁTIMA, EU, GUILHERME (SURDO) E NILMA
VERONÍCIA E GUILHERME

EU COM VERONÍCIA ANDREZA LEITE OLIVEIRA ( COORDENADORA DO CAS / MOC)
Um evento com a marca da inclusão social. Desde as nove horas da manhã até as seis horas da tarde da última quinta feira, centenas de pessoas puderam saber um pouco mais sobre a segunda língua do Brasil, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Um dos motivos da realização deste evento foi comemorar uma conquista histórica – A oficialização da Libras por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas. Outra pretensão desse encontro, foi contribuir para desmistificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras, numa sociedade que se propõe inclusiva. A Viagem começou com um Seminário no auditório do Bloco C da UFMG. O tema foi “Libras: do reconhecimento aos dias de hoje”. Destaque para as presenças do Diretor Regional da FENEIS/MG, Marcos Antônio de Souza Júnior, do Presidente da Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC, Rubens de Oliveira Xavier, da Coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, Veronícia Andreza Leite Oliveira, do Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, franquias baratas inovadoras Professor Delacyr da Silva Brandão Júnior e das representantes da Superintendência Regional de Ensino Maria da Conceição Patrus Ananias Pires e Nele Cotta de Figueiredo. À tarde tiveram início as atividades práticas do evento. No bosque da UFMG foram montadas três oficinas: Construindo Personagens – Expressão Corporal, com o ator Tales Douglas de Belo Horizonte; Aprendendo a Sinalizar, com o professor de Libras do CAS, Hairton Halley da Silva e Bate Papo em Libras, com o representante da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Montes Claros, Nelson Ruas Sobrinho. Às quatro e meia da tarde, uma apresentação chamou a atenção do público presente. Cinthia Reis e Farley Vieira deram um show de dança no ritmo da gafieira, mostrando muito entrosamento. Um número que poderia ser considerado simples, não fosse Farley um dançarino com surdez profunda. Com muito humor e malemolência, Farley ainda fez uma apresentação solo de Break para a alegria dos participantes. E a Viagem ao Mundo da Libras foi finalizada com um Espetáculo Teatral. Tales Douglas, o ator de Belo Horizonte que também é surdo, apresentou “O Desabrochar da Nova Vida”.
ELIZENA

 
Cinthia Reis e Farley Vieira deram um show de dança no ritmo da gafieira

 
Um evento com a marca da inclusão social. Desde as nove horas da manhã até as seis horas da tarde da última quinta feira, centenas de pessoas puderam saber um pouco mais sobre a segunda língua do Brasil, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Um dos motivos da realização deste evento foi comemorar uma conquista histórica – A oficialização da Libras por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas. Outra pretensão desse encontro, foi contribuir para desmistificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras, numa sociedade que se propõe inclusiva. A Viagem começou com um Seminário no auditório do Bloco C da UFMG. O tema foi “Libras: do reconhecimento aos dias de hoje”. Destaque para as presenças do Diretor Regional da FENEIS/MG, Marcos Antônio de Souza Júnior, do Presidente da Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC, Rubens de Oliveira Xavier, da Coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, Veronícia Andreza Leite Oliveira, do Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Professor Delacyr da Silva Brandão Júnior e das representantes da Superintendência Regional de Ensino Maria da Conceição Patrus Ananias Pires e Nele Cotta de Figueiredo. À tarde tiveram início as atividades práticas do evento. No bosque da UFMG foram montadas três oficinas: Construindo Personagens – Expressão Corporal, com o ator Tales Douglas de Belo Horizonte; Aprendendo a Sinalizar, com o professor de Libras do CAS, Hairton Halley da Silva e Bate Papo em Libras, com o representante da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Montes Claros, Nelson Ruas Sobrinho. Às quatro e meia da tarde, uma apresentação chamou a atenção do público presente. Cinthia Reis e Farley Vieira deram um show de dança no ritmo da gafieira, mostrando muito entrosamento. Um número que poderia ser considerado simples, não fosse Farley um dançarino com surdez profunda. Com muito humor e malemolência, Farley ainda fez uma apresentação solo de Break para a alegria dos participantes. E a Viagem ao Mundo da Libras foi finalizada com um Espetáculo Teatral. Tales Douglas, o ator de Belo Horizonte que também é surdo, apresentou “O Desabrochar da Nova Vida”.hospedagem php
Um evento com a marca da inclusão social. Desde as nove horas da manhã até as seis horas da tarde da última quinta feira, centenas de pessoas puderam saber um pouco mais sobre a segunda língua do Brasil, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Um dos motivos da realização deste evento foi comemorar uma conquista histórica – A oficialização da Libras por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas. Outra pretensão desse encontro, foi contribuir para desmistificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras, numa sociedade que se propõe inclusiva. A Viagem começou com um Seminário no auditório do Bloco C da UFMG. O tema foi “Libras: do reconhecimento aos dias de hoje”. Destaque para as presenças do Diretor Regional da FENEIS/MG, Marcos Antônio de Souza Júnior, do Presidente da Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC, Rubens de Oliveira Xavier, da Coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, Veronícia Andreza Leite Oliveira, do Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, franquias baratas inovadoras Professor Delacyr da Silva Brandão Júnior e das representantes da Superintendência Regional de Ensino Maria da Conceição Patrus Ananias Pires e Nele Cotta de Figueiredo. À tarde tiveram início as atividades práticas do evento. No bosque da UFMG foram montadas três oficinas: Construindo Personagens – Expressão Corporal, com o ator Tales Douglas de Belo Horizonte; Aprendendo a Sinalizar, com o professor de Libras do CAS, Hairton Halley da Silva e Bate Papo em Libras, com o representante da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Montes Claros, Nelson Ruas Sobrinho. Às quatro e meia da tarde, uma apresentação chamou a atenção do público presente. Cinthia Reis e Farley Vieira deram um show de dança no ritmo da gafieira, mostrando muito entrosamento. Um número que poderia ser considerado simples, não fosse Farley um dançarino com surdez profunda. Com muito humor e malemolência, Farley ainda fez uma apresentação solo de Break para a alegria dos participantes. E a Viagem ao Mundo da Libras foi finalizada com um Espetáculo Teatral. Tales Douglas, o ator de Belo Horizonte que também é surdo, apresentou “O Desabrochar da Nova Vida”.
Um evento com a marca da inclusão social. Desde as nove horas da manhã até as seis horas da tarde da última quinta feira, centenas de pessoas puderam saber um pouco mais sobre a segunda língua do Brasil, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Um dos motivos da realização deste evento foi comemorar uma conquista histórica – A oficialização da Libras por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas. Outra pretensão desse encontro, foi contribuir para desmistificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras, numa sociedade que se propõe inclusiva. A Viagem começou com um Seminário no auditório do Bloco C da UFMG. O tema foi “Libras: do reconhecimento aos dias de hoje”. Destaque para as presenças do Diretor Regional da FENEIS/MG, Marcos Antônio de Souza Júnior, do Presidente da Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC, Rubens de Oliveira Xavier, da Coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, Veronícia Andreza Leite Oliveira, do Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, franquias baratas inovadoras Professor Delacyr da Silva Brandão Júnior e das representantes da Superintendência Regional de Ensino Maria da Conceição Patrus Ananias Pires e Nele Cotta de Figueiredo. À tarde tiveram início as atividades práticas do evento. No bosque da UFMG foram montadas três oficinas: Construindo Personagens – Expressão Corporal, com o ator Tales Douglas de Belo Horizonte; Aprendendo a Sinalizar, com o professor de Libras do CAS, Hairton Halley da Silva e Bate Papo em Libras, com o representante da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Montes Claros, Nelson Ruas Sobrinho. Às quatro e meia da tarde, uma apresentação chamou a atenção do público presente. Cinthia Reis e Farley Vieira deram um show de dança no ritmo da gafieira, mostrando muito entrosamento. Um número que poderia ser considerado simples, não fosse Farley um dançarino com surdez profunda. Com muito humor e malemolência, Farley ainda fez uma apresentação solo de Break para a alegria dos participantes. E a Viagem ao Mundo da Libras foi finalizada com um Espetáculo Teatral. Tales Douglas, o ator de Belo Horizonte que também é surdo, apresentou “O Desabrochar da Nova Vida”.
Um evento com a marca da inclusão social. Desde as nove horas da manhã até as seis horas da tarde da última quinta feira, centenas de pessoas puderam saber um pouco mais sobre a segunda língua do Brasil, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Um dos motivos da realização deste evento foi comemorar uma conquista histórica – A oficialização da Libras por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas. Outra pretensão desse encontro, foi contribuir para desmistificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras, numa sociedade que se propõe inclusiva. A Viagem começou com um Seminário no auditório do Bloco C da UFMG. O tema foi “Libras: do reconhecimento aos dias de hoje”. Destaque para as presenças do Diretor Regional da FENEIS/MG, Marcos Antônio de Souza Júnior, do Presidente da Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC, Rubens de Oliveira Xavier, da Coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, Veronícia Andreza Leite Oliveira, do Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Professor Delacyr da Silva Brandão Júnior e das representantes da Superintendência Regional de Ensino Maria da Conceição Patrus Ananias Pires e Nele Cotta de Figueiredo. À tarde tiveram início as atividades práticas do evento. No bosque da UFMG foram montadas três oficinas: Construindo Personagens – Expressão Corporal, com o ator Tales Douglas de Belo Horizonte; Aprendendo a Sinalizar, com o professor de Libras do CAS, Hairton Halley da Silva e Bate Papo em Libras, com o representante da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Montes Claros, Nelson Ruas Sobrinho. Às quatro e meia da tarde, uma apresentação chamou a atenção do público presente. Cinthia Reis e Farley Vieira deram um show de dança no ritmo da gafieira, mostrando muito entrosamento. Um número que poderia ser considerado simples, não fosse Farley um dançarino com surdez profunda. Com muito humor e malemolência, Farley ainda fez uma apresentação solo de Break para a alegria dos participantes. E a Viagem ao Mundo da Libras foi finalizada com um Espetáculo Teatral. Tales Douglas, o ator de Belo Horizonte que também é surdo, apresentou “O Desabrochar da Nova Vida”.hospedagem php



Espetáculo Teatral. Tales Douglas, o ator de Belo Horizonte que também é surdo, apresentou “O Desabrochar da Nova Vida”.


Um evento com a marca da inclusão social. Desde as nove horas da manhã até as seis horas da tarde da última quinta feira, centenas de pessoas puderam saber um pouco mais sobre a segunda língua do Brasil, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Um dos motivos da realização deste evento foi comemorar uma conquista histórica – A oficialização da Libras por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas. Outra pretensão desse encontro, foi contribuir para desmistificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras, numa sociedade que se propõe inclusiva. A Viagem começou com um Seminário no auditório do Bloco C da UFMG. O tema foi “Libras: do reconhecimento aos dias de hoje”. Destaque para as presenças do Diretor Regional da FENEIS/MG, Marcos Antônio de Souza Júnior, do Presidente da Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC, Rubens de Oliveira Xavier, da Coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, Veronícia Andreza Leite Oliveira, do Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Professor Delacyr da Silva Brandão Júnior e das representantes da Superintendência Regional de Ensino Maria da Conceição Patrus Ananias Pires e Nele Cotta de Figueiredo. À tarde tiveram início as atividades práticas do evento. No bosque da UFMG foram montadas três oficinas: Construindo Personagens – Expressão Corporal, com o ator Tales Douglas de Belo Horizonte; Aprendendo a Sinalizar, com o professor de Libras do CAS, Hairton Halley da Silva e Bate Papo em Libras, com o representante da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Montes Claros, Nelson Ruas Sobrinho. Às quatro e meia da tarde, uma apresentação chamou a atenção do público presente. Cinthia Reis e Farley Vieira deram um show de dança no ritmo da gafieira, mostrando muito entrosamento. Um número que poderia ser considerado simples, não fosse Farley um dançarino com surdez profunda. Com muito humor e malemolência, Farley ainda fez uma apresentação solo de Break para a alegria dos participantes. E a Viagem ao Mundo da Libras foi finalizada com um Espetáculo Teatral. Tales Douglas, o ator de Belo Horizonte que também é surdo, apresentou “O Desabrochar da Nova Vida”. hospedagem php
Um evento com a marca da inclusão social. Desde as nove horas da manhã até as seis horas da tarde da última quinta feira, centenas de pessoas puderam saber um pouco mais sobre a segunda língua do Brasil, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Um dos motivos da realização deste evento foi comemorar uma conquista histórica – A oficialização da Libras por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas. Outra pretensão desse encontro, foi contribuir para desmistificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras, numa sociedade que se propõe inclusiva. A Viagem começou com um Seminário no auditório do Bloco C da UFMG. O tema foi “Libras: do reconhecimento aos dias de hoje”. Destaque para as presenças do Diretor Regional da FENEIS/MG, Marcos Antônio de Souza Júnior, do Presidente da Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC, Rubens de Oliveira Xavier, da Coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, Veronícia Andreza Leite Oliveira, do Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, franquias baratas inovadoras Professor Delacyr da Silva Brandão Júnior e das representantes da Superintendência Regional de Ensino Maria da Conceição Patrus Ananias Pires e Nele Cotta de Figueiredo. À tarde tiveram início as atividades práticas do evento. No bosque da UFMG foram montadas três oficinas: Construindo Personagens – Expressão Corporal, com o ator Tales Douglas de Belo Horizonte; Aprendendo a Sinalizar, com o professor de Libras do CAS, Hairton Halley da Silva e Bate Papo em Libras, com o representante da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Montes Claros, Nelson Ruas Sobrinho. Às quatro e meia da tarde, uma apresentação chamou a atenção do público presente. Cinthia Reis e Farley Vieira deram um show de dança no ritmo da gafieira, mostrando muito entrosamento. Um número que poderia ser considerado simples, não fosse Farley um dançarino com surdez profunda. Com muito humor e malemolência, Farley ainda fez uma apresentação solo de Break para a alegria dos participantes. E a Viagem ao Mundo da Libras foi finalizada com um Espetáculo Teatral. Tales Douglas, o ator de Belo Horizonte que também é surdo, apresentou “O Desabrochar da Nova Vida”.
O evento Uma Viagem ao Mundo da Libras - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária será realizado no dia 13/06/2013 – Quinta-feira, de 9 ás 19h, Campus Montes Claros-UFMG- Instituto de Ciências Agrárias –. Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário - Montes Claros - MG O evento é inédito no âmbito da UFMG ao propiciar um espaço interativo à população surda e ouvinte, possibilitando a convivência e proximidade de cidadãos brasileiros que ainda continuam segregados e expropriados do exercício de sua cidadania. Inova no quesito divulgação da Libras, expondo o percurso histórico da Língua de Sinais e da cultura surda, bem como das legislações que defendem os direitos dos cidadãos brasileiros surdos; conta ainda com oficinas de expressão corporal e bate papo em Libras com comunidade surda e ouvinte e apresentação de trabalhos da comunidade surda montesclarense. Uma Viagem ao Mundo da Libras: Perspectivas de Novos olhares pela comunidade Universitária – UFMG teve início na UFMG – Campus Pampulha em 24/04/2013, em comemoração aos 11 anos da oficialização da Libras – Língua Brasileira de Sinais, por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas: “Uma conquista histórica da comunidade surda brasileira”. Ao promover o evento o Projeto “Diálogos de Inclusão” pretende contribuir para desmitificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Busca ainda, sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua numa sociedade que se propõe inclusiva. Na programação: Seminário: Libras – do Reconhecimento aos dias atuais; Palestras: Histórico da Libras e Cultura Surda/ Os Surdos e o Contexto Social/A Ascensão Acadêmica dos Surdos pela Libras; exposição da história da Libras e cultura surda, fotografias, varal artístico/literário por estudantes surdos; exposição de talentos/ofícios, exibição de vídeos (curta)s, oficinas de sinais e expressão corporal, Espetáculo “ O desabrochar da Nova Vida”, encenado pelo Ator Surdo Tales Douglas.clique aqui
 
UMA VIAGEM AO MUNDO DA LIBRAS PDF Imprimir E-mail Ter, 28 de Maio de 2013 14:23 O evento Uma Viagem ao Mundo da Libras(1 ) - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária será realizado no dia 13/06/2013 – Quinta-feira, de 9 ás 19h, Campus Montes Claros-UFMG- Instituto de Ciências Agrárias –. Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário - Montes Claros - MG O evento é inédito no âmbito da UFMG ao propiciar um espaço interativo à população surda e ouvinte, possibilitando a convivência e proximidade de cidadãos brasileiros que ainda continuam segregados e expropriados do exercício de sua cidadania. Inova no quesito divulgação da Libras, expondo o percurso histórico da Língua de Sinais e da cultura surda, bem como das legislações que defendem os direitos dos cidadãos brasileiros surdos; conta ainda com oficinas de expressão corporal e bate papo em Libras com comunidade surda e ouvinte e apresentação de trabalhos da comunidade surda montesclarense. Uma Viagem ao Mundo da Libras: Perspectivas de Novos olhares pela comunidade Universitária – UFMG teve início na UFMG – Campus Pampulha em 24/04/2013, em comemoração aos 11 anos da oficialização da Libras – Língua Brasileira de Sinais, por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas: “Uma conquista histórica da comunidade surda brasileira”. Ao promover o evento o Projeto “Diálogos de Inclusão” pretende contribuir para desmitificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Busca ainda, sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua numa sociedade que se propõe inclusiva. Na programação: Seminário: Libras – do Reconhecimento aos dias atuais;Palestras : Histórico da Libras e Cultura Surda/ Os Surdos e o Contexto Social/A Ascensão Acadêmica dos Surdos pela Libras; exposição da história da Libras e cultura surda, fotografias, varal artístico/literário por estudantes surdos; exposição de talentos/ofícios, exibição de vídeos (curta)s, oficinas de sinais e expressão corporal, Espetáculo “ O desabrochar da Nova Vida”, encenado pelo Ator Surdo Tales Douglas. O evento Uma Viagem ao Mundo da Libras - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária será realizado no dia 13/06/2013 – Quinta-feira, de 9 ás 19h, Campus Montes Claros-UFMG- Instituto de Ciências Agrárias –. Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário - Montes Claros - MG O evento é inédito no âmbito da UFMG ao propiciar um espaço interativo à população surda e ouvinte, possibilitando a convivência e proximidade de cidadãos brasileiros que ainda continuam segregados e expropriados do exercício de sua cidadania. Inova no quesito divulgação da Libras, expondo o percurso histórico da Língua de Sinais e da cultura surda, bem como das legislações que defendem os direitos dos cidadãos brasileiros surdos; conta ainda com oficinas de expressão corporal e bate papo em Libras com comunidade surda e ouvinte e apresentação de trabalhos da comunidade surda montesclarense. Uma Viagem ao Mundo da Libras: Perspectivas de Novos olhares pela comunidade Universitária – UFMG teve início na UFMG – Campus Pampulha em 24/04/2013, em comemoração aos 11 anos da oficialização da Libras – Língua Brasileira de Sinais, por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas: “Uma conquista histórica da comunidade surda brasileira”. Ao promover o evento o Projeto “Diálogos de Inclusão” pretende contribuir para desmitificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Busca ainda, sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua numa sociedade que se propõe inclusiva. Na programação: Seminário: Libras – do Reconhecimento aos dias atuais; Palestras: Histórico da Libras e Cultura Surda/ Os Surdos e o Contexto Social/A Ascensão Acadêmica dos Surdos pela Libras; exposição da história da Libras e cultura surda, fotografias, varal artístico/literário por estudantes surdos; exposição de talentos/ofícios, exibição de vídeos (curta)s, oficinas de sinais e expressão corporal, Espetáculo “ O desabrochar da Nova Vida”, encenado pelo Ator Surdo Tales Douglas.clique aqui
UMA VIAGEM AO MUNDO DA LIBRAS PDF Imprimir E-mail Ter, 28 de Maio de 2013 14:23 O evento Uma Viagem ao Mundo da Libras(1 ) - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária será realizado no dia 13/06/2013 – Quinta-feira, de 9 ás 19h, Campus Montes Claros-UFMG- Instituto de Ciências Agrárias –. Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário - Montes Claros - MG O evento é inédito no âmbito da UFMG ao propiciar um espaço interativo à população surda e ouvinte, possibilitando a convivência e proximidade de cidadãos brasileiros que ainda continuam segregados e expropriados do exercício de sua cidadania. Inova no quesito divulgação da Libras, expondo o percurso histórico da Língua de Sinais e da cultura surda, bem como das legislações que defendem os direitos dos cidadãos brasileiros surdos; conta ainda com oficinas de expressão corporal e bate papo em Libras com comunidade surda e ouvinte e apresentação de trabalhos da comunidade surda montesclarense. Uma Viagem ao Mundo da Libras: Perspectivas de Novos olhares pela comunidade Universitária – UFMG teve início na UFMG – Campus Pampulha em 24/04/2013, em comemoração aos 11 anos da oficialização da Libras – Língua Brasileira de Sinais, por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas: “Uma conquista histórica da comunidade surda brasileira”. Ao promover o evento o Projeto “Diálogos de Inclusão” pretende contribuir para desmitificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Busca ainda, sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua numa sociedade que se propõe inclusiva. Na programação: Seminário: Libras – do Reconhecimento aos dias atuais;Palestras : Histórico da Libras e Cultura Surda/ Os Surdos e o Contexto Social/A Ascensão Acadêmica dos Surdos pela Libras; exposição da história da Libras e cultura surda, fotografias, varal artístico/literário por estudantes surdos; exposição de talentos/ofícios, exibição de vídeos (curta)s, oficinas de sinais e expressão corporal, Espetáculo “ O desabrochar da Nova Vida”, encenado pelo Ator Surdo Tales Douglas. O evento Uma Viagem ao Mundo da Libras - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária será realizado no dia 13/06/2013 – Quinta-feira, de 9 ás 19h, Campus Montes Claros-UFMG- Instituto de Ciências Agrárias –. Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário - Montes Claros - MG O evento é inédito no âmbito da UFMG ao propiciar um espaço interativo à população surda e ouvinte, possibilitando a convivência e proximidade de cidadãos brasileiros que ainda continuam segregados e expropriados do exercício de sua cidadania. Inova no quesito divulgação da Libras, expondo o percurso histórico da Língua de Sinais e da cultura surda, bem como das legislações que defendem os direitos dos cidadãos brasileiros surdos; conta ainda com oficinas de expressão corporal e bate papo em Libras com comunidade surda e ouvinte e apresentação de trabalhos da comunidade surda montesclarense. Uma Viagem ao Mundo da Libras: Perspectivas de Novos olhares pela comunidade Universitária – UFMG teve início na UFMG – Campus Pampulha em 24/04/2013, em comemoração aos 11 anos da oficialização da Libras – Língua Brasileira de Sinais, por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas: “Uma conquista histórica da comunidade surda brasileira”. Ao promover o evento o Projeto “Diálogos de Inclusão” pretende contribuir para desmitificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Busca ainda, sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua numa sociedade que se propõe inclusiva. Na programação: Seminário: Libras – do Reconhecimento aos dias atuais; Palestras: Histórico da Libras e Cultura Surda/ Os Surdos e o Contexto Social/A Ascensão Acadêmica dos Surdos pela Libras; exposição da história da Libras e cultura surda, fotografias, varal artístico/literário por estudantes surdos; exposição de talentos/ofícios, exibição de vídeos (curta)s, oficinas de sinais e expressão corporal, Espetáculo “ O desabrochar da Nova Vida”, encenado pelo Ator Surdo Tales Douglas. clique aqui

UMA VIAGEM AO MUNDO DA LIBRAS PDF Imprimir E-mail Ter, 28 de Maio de 2013 14:23 O evento Uma Viagem ao Mundo da Libras(1 ) - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária será realizado no dia 13/06/2013 – Quinta-feira, de 9 ás 19h, Campus Montes Claros-UFMG- Instituto de Ciências Agrárias –. Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário - Montes Claros - MG O evento é inédito no âmbito da UFMG ao propiciar um espaço interativo à população surda e ouvinte, possibilitando a convivência e proximidade de cidadãos brasileiros que ainda continuam segregados e expropriados do exercício de sua cidadania. Inova no quesito divulgação da Libras, expondo o percurso histórico da Língua de Sinais e da cultura surda, bem como das legislações que defendem os direitos dos cidadãos brasileiros surdos; conta ainda com oficinas de expressão corporal e bate papo em Libras com comunidade surda e ouvinte e apresentação de trabalhos da comunidade surda montesclarense. Uma Viagem ao Mundo da Libras: Perspectivas de Novos olhares pela comunidade Universitária – UFMG teve início na UFMG – Campus Pampulha em 24/04/2013, em comemoração aos 11 anos da oficialização da Libras – Língua Brasileira de Sinais, por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas: “Uma conquista histórica da comunidade surda brasileira”. Ao promover o evento o Projeto “Diálogos de Inclusão” pretende contribuir para desmitificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Busca ainda, sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua numa sociedade que se propõe inclusiva. Na programação: Seminário: Libras – do Reconhecimento aos dias atuais;Palestras : Histórico da Libras e Cultura Surda/ Os Surdos e o Contexto Social/A Ascensão Acadêmica dos Surdos pela Libras; exposição da história da Libras e cultura surda, fotografias, varal artístico/literário por estudantes surdos; exposição de talentos/ofícios, exibição de vídeos (curta)s, oficinas de sinais e expressão corporal, Espetáculo “ O desabrochar da Nova Vida”, encenado pelo Ator Surdo Tales Douglas. O evento Uma Viagem ao Mundo da Libras - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária será realizado no dia 13/06/2013 – Quinta-feira, de 9 ás 19h, Campus Montes Claros-UFMG- Instituto de Ciências Agrárias –. Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário - Montes Claros - MG O evento é inédito no âmbito da UFMG ao propiciar um espaço interativo à população surda e ouvinte, possibilitando a convivência e proximidade de cidadãos brasileiros que ainda continuam segregados e expropriados do exercício de sua cidadania. Inova no quesito divulgação da Libras, expondo o percurso histórico da Língua de Sinais e da cultura surda, bem como das legislações que defendem os direitos dos cidadãos brasileiros surdos; conta ainda com oficinas de expressão corporal e bate papo em Libras com comunidade surda e ouvinte e apresentação de trabalhos da comunidade surda montesclarense. Uma Viagem ao Mundo da Libras: Perspectivas de Novos olhares pela comunidade Universitária – UFMG teve início na UFMG – Campus Pampulha em 24/04/2013, em comemoração aos 11 anos da oficialização da Libras – Língua Brasileira de Sinais, por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas: “Uma conquista histórica da comunidade surda brasileira”. Ao promover o evento o Projeto “Diálogos de Inclusão” pretende contribuir para desmitificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Busca ainda, sensibilizar e contribuir para uma conscientização da comunidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua numa sociedade que se propõe inclusiva. Na programação: Seminário: Libras – do Reconhecimento aos dias atuais; Palestras: Histórico da Libras e Cultura Surda/ Os Surdos e o Contexto Social/A Ascensão Acadêmica dos Surdos pela Libras; exposição da história da Libras e cultura surda, fotografias, varal artístico/literário por estudantes surdos; exposição de talentos/ofícios, exibição de vídeos (curta)s, oficinas de sinais e expressão corporal, Espetáculo “ O desabrochar da Nova Vida”, encenado pelo Ator Surdo Tales Douglas. clique aqui








 

http://www.ica.ufmg.br/ica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.