RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 4 de junho de 2013

Interpretação de Espetáculos em LIBRAS


Faça Sua Inscrição
Orientadores: Sueli Ramalho e Rimar Segala

De 05 de agosto a 02 de outubro – Às segundas e quartas-feiras  - Das 19h às 22h
Local: SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt, 210 – Consolação

O objetivo do curso é capacitar os intérpretes e tradutores de língua de sinais, conhecida em nosso País como LIBRAS, e conhecer mais uma cultura que está no nosso núcleo. Preparar os alunos ao conhecimento específico da linguagem teatral em LIBRAS para contribuir com a inclusão atendendo a sociedade com cultura diferente, promovendo a acessibilidade a pessoas surdas terem a oportunidade de participar em eventos culturais em diversos espetáculos teatrais, janelas em libras nos casos de filmes, documentários, monólogos, palestras culturais, desfiles.

Sueli Ramalho é autodidata, escritora, atriz e professora universitária e especialista em LIBRAS. Possui curso Lato Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas, graduação em Letras Português/Espanhol, pelo Centro Universitário SantAnna. É graduada em Letras/LIBRAS pela UFSC, em EaD, no pólo USP, usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), professora na Pós-Graduação em LIBRAS na Uninove, consultora em inclusão e LIBRAS no Teatro Vivo, apresentações de teatro, consultora de inclusão a empresas, palestrante acerca da inclusão.

Rimar Ramalho Segala é graduado em Matemática, em Letras/LIBRAS e mestre em tradução pela UFSC. Filho do ator e professor Antonio Segala, Rimar iniciou sua carreira de ator ainda criança. Atuou intensamente em filmes publicitários e institucionais, destinados a surdos e ouvintes. Em 2003, fundou a Cia. Arte e Silêncio, junto com sua irmã Sueli Ramalho Segala, também surda. Foi nesta companhia, da qual participa até hoje como ator, clown e mímico, que criou o espetáculo “Orelha”, abordando a inclusão social de surdos, a cultura surda e LIBRAS, que tem sido apresentado em escolas, congressos, empresas e entre outros para sensibilizar a sociedade. Como professor de LIBRAS, trabalha em faculdades com as disciplinas de LIBRAS, Expressão Facial e Corporal em Língua de Sinais e Tradução de LIBRAS. Trabalha com inclusão social, educacional e cultural, com o currículo bilíngue para pessoas surdas, pesquisa e produção de materiais didáticos da LIBRAS para ensino infantil e educação fundamental; método de ensino para crianças surdas; e produção de tradução de Literatura Surda.

Público
Intérpretes e tradutores em LIBRAS.

*Material didático específico, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Além da carta de interesse e currículo, o candidato deverá anexar na ficha de inscrição o link de um vídeo postado no YouTube, ou algum outro site, fazendo uma apresentação pessoal e dizendo porque deseja participar do curso, tudo em LIBRAS.
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: De 03 de junho a 14 de julho
Divulgação e matrícula: De 17 a 19 de julho

 http://spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2013/23.php

2 comentários:

  1. Adorei encontrar um blog como este, estou terminando a graduação de pedagogia e estou querendo aprender libras, este blog é lindo, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Filó. Fique à vontade em nossa página. Bjos sinalizados. Daniane.

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.