RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 17 de abril de 2018

Primeiro desenho animado que ensina língua de sinais é produzido em Santa Catarina

O projeto tem como objetivo entreter o público surdo e ao mesmo tempo ensinar LIBRAS para os ouvintes, tendo em mente representatividade e inclusão.

“A realidade das crianças surdas é que elas não têm um entretenimento para que possam simplesmente sentar e aproveitar”, alerta Paulo Henrique Rodrigues, animador e idealizador do desenho. Ele reconhece que atualmente o governo tem prestado mais atenção aos produtos criados através de editais, exigindo a existência da opção de legendas e intérpretes de janela para o público surdo. Entretanto, antes de aprender a ler, crianças mais novas não conseguem acompanhar legendas, ou então devem dividir sua atenção entre as duas coisas: a ação do intérprete de janela e a ação do desenho.
 

Dentro deste cenário, Min e as Mãozinhas é um desenho inteiramente em LIBRAS com o objetivo de ensinar esta que é a segunda língua oficial do Brasil. Com isso, o desenho permite que as crianças surdas simplesmente aproveitem as aventuras da Min, a personagem principal, que é surda, ao mesmo tempo que ensina vocabulário de LIBRAS para o público ouvinte.
“Por ter uma personagem principal surda, as crianças surdas serão representadas por ela e as crianças ouvintes terão contato com a realidade dos surdos, abrindo desde cedo os olhos para como é a vida de mais de 9,7 milhões de brasileiros”,
O desenho segue a história da Min, uma garota surda que se comunica através da língua de sinais, e através do seu dia a dia o público pode ter contato com o cotidiano de uma pessoa surda, e descobrir algumas curiosidades, como por exemplo, como funciona uma campainha para surdos.
Paulo Henrique tem a proposta de mostrar a Língua de Sinais como um idioma que supera as barreiras de comunicação, ao invés de uma língua para superar deficiências pessoais. “O Elefante fala a língua do elefante, o Gato fala a língua do gato, e assim ninguém se entende. Mas LIBRAS é a solução para eles. Com o aprendizado dessa nova língua, eles conseguem se comunicar sem medo e ficar cada vez mais amigos, em uma sociedade mais compreensiva e inclusiva. ”
O projeto está em fase de produção. Terá inicialmente uma temporada de 13 episódios, e futuramente a criação de material didático, para ser utilizado na alfabetização de surdos e ouvintes, visando uma educação básica unificada.
Enquanto isso, o projeto pode ser acompanhado pela internet na página


http://www.surdosol.com.br/primeiro-desenho-animado-que-ensina-lingua-de-sinais-e-produzido-em-santa-catarina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.